You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

  • FAQ:

    Dúvidas na hora de comprar? Não tem certeza que documentos levar na hora da compra? Não conhece certos termos usados pelos corretores? A compra de um imóvel é a transformação de um sonho em realidade. No entanto, é necessario tomar alguns cuidados na hora de adquirir o bem. Por isso, na hora de escolhe-lo, é muito importante observar todos os detalhes, como localização, infraestrutura e documentação. Os especialistas são unanimes: os compradores devem observar com atenção alguns aspectos antes de fechar o negócio. É preciso tirar todas as duvidas na ocasião, tanto do imóvel quanto do financiamento, antes de assinar um contrato. Por isso, organizamos essa FAQ, recheada de dicas, para auxiliá-lo na hora da compra. Aproveitem!

E SE O IMÓVEL FOR NOVO?

O primeiro passo a ser tomado é procurar uma imobiliária. Isso pode economizar tempo - já que ela pode apresentar diversas opções de imóveis - evitar problemas desnecessários com casas sem documentação correta e realizar um negócio seguro.

  • Antes de adquirir o imóvel, verifique a sua localização com relação a aspectos que possam colocá-lo em risco ou desvalorizá-lo em pouco tempo. Observe a incidência do sol, a iluminação e a ventilação. Visite o imóvel em diferentes horários.
  • Certifique-se se o local tem boa infraestrutura, ou seja, se possui variedade de serviços, comércios, meios de transporte, hospitais e escolas. Uma boa dica para conhecer um pouco mais sobre as proximidades, é conversar com os futuros vizinhos.
  • Verifique se tudo que esta prometido em folhetos e prospectos foi cumprido, principalmente no que se refere a material, metragem e acabamento.
  • No memorial descritivo, identifique a marca e a qualidade do material e dos equipamentos utilizados: elevador, azulejos, pisos e metais.
  • Analise a documentação do imóvel e do vendedor e leia o contrato com bastante atenção antes de assiná-lo, observando principalmente o compromisso de compra e venda. Na dúvida, solicite esclarecimentos ao vendedor ou procure um advogado especializado.
  • Consulte também o cadastro de reclamações fundamentadas ou o banco de dados do Procon para tomar conhecimento da existência de reclamações contra a entidade incorporadora, construtora ou vendedora.
E SE O IMÓVEL AINDA ESTIVER NA PLANTA?

Em caso da compra de terreno, é recomendével consultar algum técnico que possa analisar as condições gerais do solo, isto é, se tem boas características para suportar a futura construção (ou se é um terreno alagadiço ou arenoso, por exemplo).

  • Os especialistas são unânimes: os compradores devem observar com atenção alguns detalhes antes de assinar um contrato. E precisa tirar todas as dúvidas na ocasião, tanto do imóvel quanto do financiamento, antes de assinar um contrato.
  • Verifique o memorial descritivo e leia atentamente todas as informações contidas nele. Localização, material e equipamento utilizados, tais como: o piso, os azulejos e os objetos da área de convivência, deverão também estar relacionados.
  • Certifique-se de que o que consta nos folhetos e prospectos condiz com a planta apresentada. Guarde todo o material promocional do empreendimento, pois ele poderá ser útil em algum momento da negociação.
  • Solicite referências comerciais de outras obras realizadas pela construtora. No caso de imobiliária, verifique se ela possui cadastro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Caso contrário, não compre.
  • Peça para ler a minuta do contrato do imóvel e, se sentir necessidade, leve-a para um advogado especializado na área ou procure o Procon de sua cidade.
E O MEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO?

Se você está empregando seus recursos na compra de um imóvel, a vista ou financiado, é muito importante fazer uma programação orçamentária.

  • Ao comprar um imóvel a vista, é sempre bom ter uma reserva, pois, além das despesas habituais, você pode precisar de recursos para eventuais reparos do imóvel. Liste os principais débitos que você tem e calcule o quanta será interessante reservar baseado em sua receita. Com essa reserva, você poderé reformar seu imóvel ou suprir alguma necessidade na hora do aperto.
  • Se a aquisição do imóvel for por meio de um financiamento imobiliário, é importante pensar que essa operação se estenderá por um longo prazo. Por isso, é imprescindível analisar como são controladas as despesas hoje e prever como elas ficarão no futuro. Assim, você avalia sua capacidade de pagamento durante todo esse período.
  • Nos financiamentos, evite comprometer mais do que 30% do orçamento familiar. Esta é uma faixa de segurança considerada razoável pelos técnicos. Acima disso, cresce a probabilidade de inadimplência.
  • Débitos fixos como contas de consumo, despesas escolares, impostos, aluguéis e as próprias parcelas do financiamento, são os principais itens que constarão nesse percurso, pois são estáveis.
  • Com essa análise é possivel acompanhar seu orçamento de modo que sua receita nao fique menor que seus gastos. Assim, você não excederá as despesas previstas, pagará com tranquilidade as parcelas do financiamento e manterá tudo em dia.
  • Diminua ao máximo o número de prestações ou o tempo para adquirir a propriedade do imóvel. Havendo renda extra, antecipe pagamentos e tente quitar o imóvel antes do prazo previsto.